-
Arquitetos: Read Studio
- Área: 323 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Madhushan de Silva
-
Fabricantes: AJAX Engineering, Roca, Venus Tiles
Contexto. A ideia era criar uma casa de 4 quartos, com todas as áreas de serviço e comodidades relacionadas. A questão era como organizar este programa por meio de conexões, sobreposições e separações de espaços. Fomos levados a um passeio para conhecer a casa existente do cliente e entender os pequenos rituais que foram desenvolvidos ao longo dos anos os quais eles gostariam de trazer para a nova casa; a visita foi um grande insight.
Inspiração. Conhecer o local e suas antigas árvores foi inspirador. Nosso objetivo era incorporar o jardim à experiência geral em várias nuances: presença física, conexões visuais e materiais, sombras, brisas, o farfalhar das folhas, a qualidade da luz, etc.
Características únicas. O programa foi organizado verticalmente, ocupando uma pequena área em vez de se espalhar pelo terreno. O térreo construído e o terreno adjacente criam uma base sólida que abraça o solo e se funde com o paisagismo.
O térreo é uma "miniversão" autossuficiente da casa, um nível acessível que pode funcionar sozinho, com uma pequena sala de jantar, cozinha, suíte e escritório.
O primeiro pavimento é o principal espaço de estar da casa. Ele possui algumas condições únicas que o tornam um ambiente emocionante: é coberto e sombreado, a brisa o atravessa pois é aberto em todos os lados e está no nível da folhagem das árvores. No entanto, a varanda rebaixada com um parapeito parece coberta, privada e contida.
É um espaço flexível com escada externa, tornando-o independente. É emocionante pensar no que poderia acontecer aqui, como este lugar poderia ser utilizado, se as portas seriam mantidas abertas ou parcialmente fechadas, se as pessoas se sentariam nas bordas e troncos ou se apoiariam no parapeito, se trariam alguns móveis….
É um espaço de vida tropical compatível com os contextos culturais e climáticos do Sri Lanka, como vivemos, celebramos, nos reunimos e nos divertimos. Quando as crianças vêm, esta é instintivamente a área escolhida para as brincadeiras.
No nível superior estão os cômodos mais privados da casa, recuando silenciosamente entre as copas das árvores.
Materialidade e estrutura. Trabalhar com concreto sem fôrma requer coordenação e precisão extra do ponto de vista da construção. A equipe local de construtores autodidatas foi treinada para criar formas de agilizar o processo de concretagem gerando um acabamento uniforme. No entanto, o cliente concordou em aceitar o produto como é, respeitando o processo e a natureza do material.
O concreto monolítico da casa cria um charme próprio em sua imperfeição. A marcenaria adiciona cor e textura, já que a madeira traz calor e uma combinação dos elementos de mobiliário vintage e contemporâneo adiciona personalidade aos espaços.
A estrutura da casa funciona com uma escada, um espelho vertical como as principais paredes de cisalhamento e dois conjuntos de colunas esbeltas na periferia para reduzir as cargas do telhado. Os pilares criam um ritmo vertical repetitivo que ressoa com os altos troncos das árvores do jardim.
Experiência do jardim . O térreo foi restaurado e esculpido usando o solo das escavações para criar montes suaves e caminhos sinuosos no jardim. Em vez de um jardim estruturado bem cuidado, o jardim cresce naturalmente, com uma variedade de espécies típicas de hortas caseiras, árvores frutíferas, plantas comestíveis, ervas aromáticas, medicinais, etc.
As arestas suaves do pavimento permeável fundem-se com a paisagem. Cada nível experimenta o jardim de maneira diferente: nas copas das árvores, os pássaros vêm se banquetear com as lagartas, os pica-paus bicam a árvore Kaju e os esquilos se perseguem em um ritual matinal. Esses são os sons e visuais com os quais os moradores acordam de manhã.